Empreendedorismo

Clique para ler mais sobre a disciplina

A vivência do empreendedorismo é determinante para o desenvolvimento integral dos estudantes do Ensino Fundamental, pois atende a urgência de nosso contexto contemporâneo desenvolvendo competências e habilidades imprescindíveis para viver e atuar ativamente na sociedade.

Por meio da educação empreendedora e sua natureza multidisciplinar, os estudantes refletem constantemente sobre seus projetos de vida, práticas inovadoras, comportamentos sustentáveis, cuidados com a saúde individual e coletiva, resoluções de problemas, além de promover a compreensão de como é o funcionamento das empresas e o que envolve o planejamento responsável para uma empresa funcionar.

Para atender o estudante, a escola e a sociedade, temos como referência o documento mais recente que rege a educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sua proposta contempla a educação empreendedora, pois oportuniza aos estudantes a reflexão sobre questões socioemocionais, projetos de vida relacionados a sonhos, projetos para o futuro, concepções de mundo, entre outros. Todo esse processo já inicia na primeira etapa da Educação Básica e perpassa por todos os segmentos até o Ensino Médio.

Desenvolver o empreendedorismo na escola não diz respeito somente ao processo de abrir empresas e atuar como empresários. Empreender diz respeito ao desenvolvimento constante das capacidades do indivíduo para identificar oportunidades e estar disposto a resolver problemas, criar estratégias e soluções com a finalidade de implantar na sociedade algo que reverbere positivamente.

O empreendedorismo significa a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios. É a iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, com alterações que envolvem inovações e riscos.

Também se refere ao conjunto de conhecimentos relacionados a essa forma de agir:

O Empreendedorismo é definido como um comportamento e não como um traço de personalidade. Segundo esse ponto de vista, as pessoas podem aprender a agir como empreendedores, usando para isso ferramentas baseadas no interesse em buscar mudanças, reagir a elas e explorá-las como oportunidade de negócios (MALHEIROS; FERLA; CUNHA, 2005, p. 17).

Portanto as atividades desenvolvidas com o componente curricular Empreendedorismo devem ser as mais dinâmicas possíveis, oportunizando atitudes ativas e participativas aos estudantes, incentivando-os a trabalharem sempre em grupos, com interações sociais na prática. As aulas devem possibilitar aos estudantes que eles entendam o empreendedorismo como um conjunto de características comportamentais, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas, auxiliando-os na busca do próprio protagonismo de seu futuro profissional com foco em determinação, visto que a sociedade atual é profundamente marcada por mudanças que exigem flexibilidade e adaptação.

Fonte: Documento Orientador nº 01/2022 - DPEB/DEDUC/SEED

Confira algumas atividades desenvolvidas no nosso colégio.

Índice da página:

Pipoca do Curitiba

Os alunos de Empreendedorismo do 6º Ano A desenvolveram, em 2022, uma barraquinha para a venda de Pipocas.
Após o estudo teórico, divisão de tarefas e reuniões de planejamento, todos os alunos da turma participaram da venda de pipocas, todas às sextas-feiras, no próprio colégio.

Os alunos recebiam Curitibanks pelo trabalho e todas as atividades desenvolvidas eram avaliadas.

Todos os recursos adquiridos voltaram para benefício da própria escola, bem como, para atividades requeridas pelos próprios alunos da turma.

Confira mais fotos na galeria abaixo.

Caderno e crachás dos estudantes colaboradores da barraquinha.
Estudante anota valores e itens vendidos na barraquinha de pipoca.
Alunos organizam as vendas da barraquinha.
Reunião de planejamento estratégico da barraquinha de pipoca.

Reunião de planejamento estratégico da barraquinha de pipoca

Durante a reunião de planejamento os alunos elaboraram formas de aumentar as vendas, organizar a empresa e buscaram informações de campo sobre as necessidades e as possibilidades de oferta de novos itens na escola.

Conheça o Curitibank

A moeda do Colégio Estadual Curitiba

O Curitibank nasceu a partir do objetivo do colégio em garantir que os estudantes mantenham uma boa frequência (combatendo a evasão escolar), bem como, estimular a boa disciplina e a participação dos alunos em projetos da escola.

A partir disso, a direção idealizou o projeto de recompensa para os jovens que tenham um bom desempenho e sigam as regras da instituição.

Vinculada à disciplina de Empreendedorismo, os alunos aprendem a administrar seu próprio dinheiro, economizando para consumir os prêmios desejados.