Tutoriais para os educadores

Ponto Digital

PONTO ELETRÔNICO - TUTORIAL COLÉGIO CURITIBA | SEED-PR

Segue o tutorial indicado para registro do ponto digital no Colégio Estadual Curitiba - EFM | Educação em Tempo Integral.

Confira o tutorial sobre como utilizar o Ponto Digital »

Ficha de Acompanhamento Estudantil (FAE)

Tutorial sobre o FAE Digital

Tutorial sobre o uso da Ficha de Acompanhamento Estudantil de 2024.

Confira o tutorial sobre como utilizar o FAE »

Registro de Classe Online (RCO)

Tutorial da chamada por biometria

O Livro Registro de Classe Online (LRCO) foi instituído pela Resolução Nº 3550/2022 GS/SEED como documento eletrônico para o registro online de frequências, conteúdos/planejamentos e avaliações dos estudantes.
Confira o tutorial da chamada por biometria »

Tutorial Educatron

Professor, já conhece o Kit Educatron que está presente na sua sala de aula?

Confira o tutorial elaborado pelo nosso colégio neste link!

Em caso de dúvidas contate a equipe pedagógica.

Você também pode solicitar uma cópia impressa deste tutorial na sala de impressão.

Escola Wi-fi

Professor, você sabia que pode conectar o wi-fi "Escola Wi-fi" no seu computador e celular?

É muito simples e rápido!

Acesse aqui o tutorial!

Em relação à  liberação do uso do Google na rede "escolawi-fi" e professores no Windows, você precisa instalar um certificado de segurança.

Saiba mais!

Em caso de dúvidas contate a secretaria da escola.

Plataformas Educacionais

Conheça um pouco das plataformas educacionais disponíveis para nossos alunos!

Desafio Paraná

Edutech

Inglês Paraná

Leia Paraná

Matific

Khan Academy

Redação Paraná

Robótica Paraná

Conheça as plataformas digitais da Rede Estadual de Ensino

A Secretaria Estadual de Educação disponibiliza diversas plataformas digitais para alunos e professores de todo o estado do Paraná.

Você pode conferir todas as plataformas no vídeo ao lado.

ALURA-TUTORIAL.pdf

Como acessar a plataforma Alura?

Confira o tutorial de login e uso da plataforma Alura. Clique no arquivo para aumentar e visualizar em tela cheia.

SCRATCH-TUTORIAL.pdf

Como acessar a plataforma Scratch?

Confira o tutorial de login e uso da plataforma Scratch. Clique no arquivo para aumentar e visualizar em tela cheia.

Faltou na escola?

Como acessar a plataforma Desafio Paraná?

As questões do Desafio Paraná devem ser realizadas na plataforma Quizizz na aula de Estudo Orientado. Caso falte, você poderá realizar a atividade em casa, sob orientação dos professores.

Plataforma de Matemática

Como acessar a plataforma Matific?

A plataforma Matific deve ser acessada nas aulas de Matemática e Pensamento Lógico.

Caso falte na escola, você poderá retomar as atividades em casa, sob orientação dos professores.

Plataforma de Redação

Como acessar a plataforma Redação Paraná?

A plataforma Redação Paraná deve ser acessada nas aulas de Redação e Leitura.

Plataforma Inglês Paraná

Como acessar a plataforma Inglês Paraná?

A plataforma Inglês Paraná deve ser acessada nas aulas de Língua Inglesa.

plataforma_khan_academy.mp4

Plataforma de Matemática

Como acessar a plataforma Khan Academy?

O objetivo da plataforma Khan Academy consiste em promover o aprendizado por domínio, isto é, um estudante precisa dominar totalmente um conceito antes de iniciar outro mais avançado. As atividades visam fortalecer a base de conhecimento dos estudantes e apoiar a recuperação da aprendizagem nos casos de eventuais lacunas observadas ao longo do processo escolar.

Curso rápido de informática

Atenção, educadores!

Nos dias 13 e 15, no Colégio Curitiba, foi realizado um curso rápido de informática para os professores da instituição.

Ao longo das duas aulas foram trabalhados as instruções para o uso dos equipamentos digitais do colégio, uso do RCO e da internet, bem como, o uso dos produtos do Google oferecidos pela SEED com o @escola (Google Documentos, Apresentações, Planilhas, Classroom e Drive).

Confira aqui o material do nosso curso no Classroom Pedagógico »

Em caso de dúvidas contate a equipe diretiva.

CANAL DO PROFESSOR - SEED

O Canal do Professor é um programa de formação de professores que pretende trazer reflexões teóricas e encaminhamentos práticos para o desenvolvimento das atividades das disciplinas do currículo.

Acompanhe o canal >>>

Aula Paraná

Acesse os conteúdos e materiais indicados pela SEED para seu planejamento.

Acesse o Aula Paraná >>>

Este livro está disponível na nossa escola!
Contate a equipe pedagógica.

Você também pode comprar a versão atual neste link.

INDICAÇÃO DE LIVRO

Aula Nota 10

Sinopse
Ensinar é um dos trabalhos mais importantes e, geralmente, um dos mais difíceis. Excelentes professores estão sempre se empenhando em aprender e melhorar suas aulas, e não importa o quão bons eles sejam, sempre há algo a ser aprimorado.

Aula nota 10 3.0 é a edição revisada, ampliada e atualizada do estudo de Doug Lemov sobre a experiência de professores com alto desempenho nas escolas. Nela, o autor resgata seu repertório de técnicas que já inspira práticas didáticas de todo o mundo e propõe um novo olhar para as estratégias de ensino, mostrando não apenas o que fazer em sala de aula, mas também por que fazer.

Esta edição inclui mais de dez novas técnicas para a gestão da sala de aula; demonstrações de atividades completas em vídeo; formas práticas de ensinar considerando a equidade e a justiça social; discussões aprofundadas sobre as técnicas e sua relação com a ciência cognitiva na aprendizagem.