Prova Paraná

Avaliação Diagnóstica

Saiba um pouco mais sobre a aplicação da avaliação diagnóstica

A Prova Paraná é um instrumento de avaliação elaborado com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas, bem como, as habilidades já apropriadas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem.

Em 2019, foram realizadas três edições as quais foram avaliados os conhecimentos referentes as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2020 houve uma ampliação das disciplinas/áreas avaliadas no escopo dos testes, as quais a passam a integrar além de Língua Portuguesa e Matemática, a aplicação de provas na disciplina Língua Inglesa.

A 2ª edição de 2020, além de Língua Inglesa, seriam adicionadas à Prova Paraná, as disciplinas de Ciências, História, Geografia para o ensino fundamental e as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para o ensino médio. No entanto, devido a pandemia de COVID-19, a 2ª edição de 2020 foi adiada e aplicada em 2021.

Em 2021, após o retorno gradual das aulas, em setembro, foi aplicada a Prova Paraná em dois dias, no primeiro, avaliações para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. No segundo dia, os alunos do Ensino Fundamental realizaram provas de Ciências da Natureza, Geografia e História. E os alunos do Ensino Médio resolveram as questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Os alunos do Ensino Médio também contam com questões referentes às suas disciplinas do currículo, como Pensamento Computacional.

No ano de 2023 foi aplicada também a Prova Paraná Digital. Com um sistema seguro e moderno, tem por objetivo tornar a avaliação ainda mais didática e intuitiva.

Acompanhe no nosso site mais informações em tempo real e os descritores de cada aplicação da Prova Paraná!